|
|
|
|
| Blogs Científicos |
|
|
Confiança ou Cobiça?
|
|
| Fonte: Science Blogs - Frontal Cortex |
| Autor: Jonah Lehrer |
| Link: http://scienceblogs.com/cortex/ |
| Tradução: Heloísa Cavalcanti de Souza |
| Data: 16/01/2009 |
|
| |
Jonah Lehrer, comentando um trabalho de James Surowiecki sobre o escândalo Madoff:
Nos últimos anos, houve algumas experiências extremamente interessantes sobre o desenvolvimento e a desintegração da confiança. Eu escrevi sobre alguns desses trabalhos antes:
Montague foi pioneiro em uma técnica conhecida como hiper-varredura, permitindo que indivíduos, em diferentes máquinas fMRI (um tipo de ressonância magnética), interagissem em tempo real. Sua experiência girou em torno de um simples jogo econômico, no qual, para receber a recompensa máxima é exigido que um estranho confie em outro. No entanto, se um dos jogadores desenvolver um crescente egoísmo, ele ou ela poderia trapacear sempre e apagar o tênue laço de confiança. Ao monitorar os cérebros dos jogadores, Montague foi capaz de prever se alguém iria, ou não, roubar dinheiro, vários segundos ANTES de o roubo realmente acontecer. O segredo está em uma área cortical, conhecida como o núcleo caudato, que acompanha de perto o valor dos prêmios do OUTRO jogador. (O núcleo caudato é normalmente discutido no contexto da dependência, uma vez que isso desempenha um papel central na modulação de nossa expectativa de prazer.) Montague notou que sempre que o caudato exibiu atividade reduzida, a confiança tinha uma tendência a acabar.
O ponto essencial é que a confiança é, em última instância, uma expectativa de recompensa. Gostamos de pensar que a confiança está alicerçada em qualidades pessoais, e que nós confiamos em pessoas que são, assim, mais confiáveis. Infelizmente, o cérebro social não é tão sublime – baseamos a confiança em cálculos de recompensa futura e lucro. Essa é a razão pela qual, enquanto Madoff manteve a rentabilidade em 12%, ninguém (nem mesmo a SEC! – o órgão regulador) estava interessado em questionar o seu esquema. Ele era um mentiroso e um vigarista que parecia honesto, simplesmente porque fez outras pessoas ganharem muito dinheiro. (Claro, agora sabemos de onde esse dinheiro veio...)
Como Surowiecki observa, não foi até aquelas recompensas desaparecerem que as pessoas começaram a suspeitar que algo não estava bem, apesar de ser claro (pelo menos em retrospectiva) que as mentiras de Madoff deveriam ter sido descobertas muito antes. |
|
| |
| Comentários... |
| Data:19/01/2009 |
| Nome:Walkíria |
| Giane,confuso?Quantos anos você tem? |
|
|
| Data:18/01/2009 |
| Nome:giane |
| Achei o texto meio confuso |
|
|
| Data:18/01/2009 |
| Nome:ian |
| pra mim não tem novidade, mas a comprovação científica é interessante |
|
|
| Data:16/01/2009 |
| Nome:ivana |
| Isso me lembra mais do Minority Report, em que eles prendiam o camarada antes dele cometer o crime, só antecipando as intenções |
|
|
| Data:16/01/2009 |
| Nome:executivo amoral |
| Não tem almoço grátis !!!!!!!!!!!!!!!! |
|
|
|
|
|
| |
| |
| Mês Janeiro |
|
|
| |
| Posts anteriores: |
|
2009 |
|
|
| Fevereiro |
3
|
4
|
5
|
6
|
9
|
10
|
11
|
12
|
16
|
17
|
18
|
19
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| Agosto |
3
|
4
|
5
|
6
|
12
|
13
|
14
|
19
|
|
| |