|
|
|
|
| Série O Fim do Livro |
|
| Migração Digital |
|
| Autor:
Rabujo |
| Data:
08/01/2009 |
|
| |
No blog de ontem mostrei que as principais redes de livrarias norte-americanas estão enfrentando sérios problemas. As razões são muitas e creio que a principal seja a concorrência online. Afinal, livro é commodity e a experiência de visitar uma livraria só é significativa para aquelas pessoas que já gostam de visitar livrarias. Quero dizer que o prazer de fuçar nas estantes e se deslumbrar com os títulos, capas, lombadas, cheiro de papel, tipologias, ilustrações e infinitas sugestões que fazem parte deste mundo é desconhecido e irrelevante para muitos.
Para comprar um mero livro técnico ou o bestseller da hora não é preciso cumprir o ritual dos iniciados. Basta pedir pela Internet. Além disso, com o número absurdo de lançamentos, por maior que seja o ambiente, é muito provável que o livro que você procura, se não for um lançamento recente e importante, não esteja disponível na loja. Terá de ser encomendado. Assim, é melhor pedir logo pela Internet. Como prova de que as livrarias físicas estão perdendo espaço para as livrarias online, é só ver que a Amazon, apesar da crise, ainda cresceu e apresentou resultados positivos em 2008. Para completar, a partir de uma certa escala, que a Traça ainda não atingiu, vender pela web se torna mais barato, permitindo descontos maiores.
Penso, porém, que além da disputa entre formas diferentes de um mesmo comércio, reside o inevitável esvaziamento da forma escrita, especialmente em papel. Esta é uma discussão longa e algo tenebrosa, que faremos aos poucos, aqui. Por hora, vamos lembrar que, em um blog antigo, a Carmen já havia manifestado a opinião de que os livros técnicos seriam os primeiros a serem absorvidos pelos novos formatos – e é exatamente o que está acontecendo. A necessidade de atualização permanente do profissional, o fluxo ininterrupto de novidades e custo baixo dão as condições para esse fenômeno.
Antes dos livros, as revistas em papel já estão desaparecendo. Recentemente a tradicional PC Magazine anunciou que, a partir de fevereiro, passará exclusivamente para o formato digital. Ontem foi a vez do Dr. Dobbs Journal (também de TI) fazer o mesmo anúncio.
É a tendência inevitável.
|
|
|
|
| Comentários... |
| Data:
08/01/2009 |
| Nome:
Teo |
|
Quando vejo este catastrofismo todo, até concordo. Mas o horizonte de tempo é que é outro, As transformações sociais subjacentes a estes movimentos quase que tectônico-culturais levarão décadas, não meses ou anos. Caro senhor, creio ser necessário expressar minha tranquilidade quanto ao seu emprego, cuja perenidade lhe parece duvidosa. As livrarias não hão de acabar tão cedo. |
|
|
| Data:
08/01/2009 |
| Nome:
Rabujo Comenta |
Teo,
Espero que você tenha razão. |
|
|
| Data:
08/01/2009 |
| Nome:
Ex-tracista |
|
Bacana, é por aí mesmo, mas troquem a capa do site! |
|
|
| Data:
10/01/2009 |
| Nome:
Heloisa |
|
Não concordo.Imagina agora com essas novas regras de ortografia?Vai ficar bom para os revisores!Livro é sempre livro,isso não vai mudar nunca.O mercado literário nunca vai acabar!! |
|
|
| Data:
09/01/2009 |
| Nome:
Adriana http://anndixson.blogspot.com |
|
É catastrófico, mas é o futuro das publicações impressas. |
|
|
|
|
|
| |
| |
| Veja também: |
|
|
| |
| Posts anteriores: |
| 2011 |
|
|
| |
| 2010 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
| 2009 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
| 2008 |
|
|
|
Fevereiro |
3
|
7
|
8
|
12
|
18
|
20
|
22
|
29
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
| 2007 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
| 2006 |
|
|
|
Fevereiro |
3
|
7
|
16
|
17
|
18
|
20
|
22
|
23
|
24
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Setembro |
1
|
5
|
11
|
12
|
14
|
26
|
27
|
28
|
|
|
Outubro |
5
|
9
|
13
|
17
|
19
|
23
|
24
|
27
|
30
|
|
|
Novembro |
1
|
3
|
6
|
8
|
13
|
14
|
20
|
22
|
24
|
|
|
Dezembro |
7
|
11
|
13
|
19
|
20
|
21
|
26
|
|
| |
| 2005 |
|
|
|
|
| |