|
|
|
|
| |
|
| Estimativas |
|
| Autor:
Carmen |
| Data:
08/03/2006 |
|
| |
Depois de dois dias tratando exclusivamente de livros e leituras, voltemos à realidade de nossa pequena empresa e ao mundo da economia. Começo constatando que as vendas deste início de período letivo estão apenas mornas. Não propriamente ruins, mas certamente abaixo do esperado. Com as vendas pela Internet crescendo, a compra em sebos tornando-se mais popular, a Traça consolidando sua marca, um bom estoque de usados e excelentes parcerias em livros novos, eu esperava um resultado melhor. Como acredito que estamos fazendo, e bem, nossa parte, vamos buscar as causas deste desempenho do lado de fora.
Em primeiro lugar, vamos examinar a concorrência. Acompanho diariamente este mercado na Internet e não vi nada de novo, que pudesse alterar significativamente o quadro geral. Os principais concorrentes são os mesmos e continuam trabalhando da mesma forma. Os preços da Traça estão competitivos. Nossa principal desvantagem, estarmos situados em Porto Alegre, o que encarece o frete, não piorou, já que a mudança no custo de transporte é pequena. E então?
Leio o noticiário econômico e não gosto do que vejo. Vamos ver alguns exemplos dos dias recentes, retirados da Agência Estado:
Crise no álcool: governo joga a toalha
Queda na Selic não atinge crediário
Produtividade cresce só 2,3%
Inflação medida pelo IGP-DI cai 0,06%
Funcionários do BC podem fazer nova greve
Lista de redução das tarifas de importação sai nesta terça, diz Palocci
Governo quer controle sobre preço do gás
Economia chilena cresceu 5,5% em janeiro
Na semana do Copom, pesquisa aponta Selic em 16,5%
São Paulo tem deflação de 0,03% em fevereiro, aponta IPC
Diferença entre desemprego feminino e masculino dispara
Crescimento da indústria mostra efeito devastador de juros
Estrangeiros retiraram R$ 561 milhões da Bolsa em fevereiro
Dólar fecha no patamar mais baixo desde março de 2001
Iedi faz novo alerta sobre prejuízo com exportações
Indice de cheques devolvidos cresce 24,2% em janeiro
BC europeu eleva taxa de juros na zona do euro
Comércio em SP tem movimento fraco em fevereiro
Preço do álcool hidratado nas usinas bate recorde em fevereiro
China corresponde às expectativas e cresce 9,9%
Chega. Não é o famoso “samba do crioulo doido”. É pior. Tem deflação, escondidinha lá no meio do noticiário, ou até apresentada como resultado positivo da política monetária. Deflação não é notícia positiva, é sinal de falta de poder de compra e casa muito bem com a notícia dando conta do aumento de cheques devolvidos e com a nota sobre o comércio fraco em fevereiro. Tem juro alto, subindo mesmo com a taxa básica caindo e com o dólar fraco. É sinal de desconfiança. Como também é sinal de desconfiança no governo o imbroglio do álcool, bem como a tentativa de estimular o investimento através da redução das tarifas de bens de capital e a saída de capital estrangeiro. Enquanto isto, China, Chile e tantos outros disparam. É fim de ciclo. É a velha galinha aterrissando de novo. Vou refazer minhas estimativas. Para baixo.
|
|
|
|
| |
| |
| Veja também: |
|
|
| |
| Posts anteriores: |
| 2011 |
|
|
| |
| 2010 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
| 2009 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
| 2008 |
|
|
|
Fevereiro |
3
|
7
|
8
|
12
|
18
|
20
|
22
|
29
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
| 2007 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
| 2006 |
|
|
|
Fevereiro |
3
|
7
|
16
|
17
|
18
|
20
|
22
|
23
|
24
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Setembro |
1
|
5
|
11
|
12
|
14
|
26
|
27
|
28
|
|
|
Outubro |
5
|
9
|
13
|
17
|
19
|
23
|
24
|
27
|
30
|
|
|
Novembro |
1
|
3
|
6
|
8
|
13
|
14
|
20
|
22
|
24
|
|
|
Dezembro |
7
|
11
|
13
|
19
|
20
|
21
|
26
|
|
| |
| 2005 |
|
|
|
|
| |