|
|
|
|
| |
|
| FACTÓIDE |
|
| Autor:
Carmen |
| Data:
15/03/2006 |
|
| |
Época de Bienal do Livro de São Paulo, muitas notícias sobre livros na imprensa. Vejamos algumas, diretamente de nosso clipping de hoje:
Governo quer aumentar índice de leitura em 50%
Metas Do Plano Nacional de Livro e Leitura até 2008
Plano Nacional do Livro e Leitura envolveu 50 mil pessoas
Livros são sucesso, mas poderiam ser mais
ANJ debate forma de estimular leitura entre os jovens
Governo do Estado e TVE preparam Jogos Literários Mario Quintana
Dia Nacional da Poesia mobiliza capital e interior
Gil lança plano de metas para o incentivo à leitura
Cidadania de segunda classe
Minha escolha das matérias foi judiciosa: somente aquelas que envolvem algum tipo de participação do poder público. Dentre estas, me interessam especialmente as ações ligadas ao Plano Nacional do Livro e da Leitura. Cheio de boas intenções, o tal plano me dá arrepios. Vamos ver alguns detalhes do monstrengo, conforme estão nas notícias acima, seguidos de meus comentários:
A iniciativa, liderada pelos ministérios da Educação, da Cultura e pela Fundação Biblioteca Nacional, reunirá já em sua primeira edição, entre 2006 e 2008, vários programas, projetos e um calendário anual com atividades dentro e fora do Brasil nesta área.
Comentário: Dois ministérios e mais uma Fundação gerindo um mesmo plano – não pode funcionar. Me chama atenção também o trecho “atividades dentro e fora do Brasil”. Fora do Brasil? O Plano não se destina a aumentar a leitura aqui mesmo? Ou o pessoal gosta mesmo é de visitar Paris, de preferência hospedando-se no Crillon?
O PNLL foi elaborado com a participação de entidades da cadeia produtiva do livro, universidades, bibliotecas, ONGs e governos estaduais e municipais, o que mobilizou cerca de 50 mil lideranças durante quase um ano.
Comentário: 50 mil lideranças no setor? Por favor, isto não existe. E a participação de tantos atores com interesses diferentes, e muitas vezes opostos, garante apenas um festival de lobbies, com o fatiamento dos recursos disponíveis e a falta de foco decorrentes.
A versão do plano apresentada ontem, 14, conta com 185 ações cadastradas.
Comentário: 185 ações é igual a nenhuma ação. Onde está a estrutura para tudo isso? Quem vai fiscalizar e avaliar? Como os dados serão repassados à sociedade? Qual a transparência?
Entre as metas do plano até 2008 estão: aumentar o índice nacional de leitura em 50% (de 1,8 para 2,7 livros por habitante/ano); implantar bibliotecas em todos os municípios do país; realizar anualmente pesquisa nacional de leitura; implementar centros e núcleos voltados para pesquisa, estudos e indicadores nas áreas do livro e da leitura; ampliar de 47% para 57% o índice de pessoas, acima de 14 anos e com hábito de leitura, que possuem pelo menos dez livros em casa; aumentar em 10% o índice per capita de livros não didáticos adquiridos, entre outras.
Comentário: É tão absurdo que quase não dá vontade de comentar. Lembra os planos quinquenais soviéticos. Números sacados levianamente. Aumentar o índice de leitura em 50% no prazo de dois anos? Não é meta séria. Levamos 500 anos para chegar ao nível atual. Nem distribuindo livros gratuitamente chegaríamos lá, já que hábitos e motivações não se desenvolvem com esta rapidez. A leitura acontece a partir da formação escolar, que não vai sofrer qualquer alteração significativa nos próximos anos. Mas a meta seguinte (aumentar o número de pessoas com mais de 10 livros em casa) talvez nos dê uma dica do que está acontecendo. Vamos ver que propostas aparecem para “colocar” os livros nas casas das pessoas....
Vou parar por aqui. Estamos diante de mais um factóide, como tantos outros que tem surgido nos últimos tempos. Metas inatingíveis, dinheiro a rodo, nenhum controle, nenhuma transparência. Viagens internacionais, consultores bem pagos e alguns felizardos vendendo muito para o Governo. Nada de novo.
|
|
|
|
| |
| |
| Veja também: |
|
|
| |
| Posts anteriores: |
| 2011 |
|
|
| |
| 2010 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
| 2009 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
| 2008 |
|
|
|
Fevereiro |
3
|
7
|
8
|
12
|
18
|
20
|
22
|
29
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
| 2007 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
| 2006 |
|
|
|
Fevereiro |
3
|
7
|
16
|
17
|
18
|
20
|
22
|
23
|
24
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Setembro |
1
|
5
|
11
|
12
|
14
|
26
|
27
|
28
|
|
|
Outubro |
5
|
9
|
13
|
17
|
19
|
23
|
24
|
27
|
30
|
|
|
Novembro |
1
|
3
|
6
|
8
|
13
|
14
|
20
|
22
|
24
|
|
|
Dezembro |
7
|
11
|
13
|
19
|
20
|
21
|
26
|
|
| |
| 2005 |
|
|
|
|
| |