Traça Livraria e Sebo - Conhecimento e Bem Viver

Título e Autor Título Autor Assunto

Livros

Produto: 174223 Mexa-se - Atividade Física, Saúde e Bem-estar
clique na imagem para ampliá-la
Livro Novo

Mexa-se - Atividade Física, Saúde e Bem-estar - Idioma: Português (Brasil)

Autor: Fabio saba
ISBN: 8588116189
   Esgotado na Traça e em nossos fornecedores

Mais detalhes
Idioma: Português (Brasil)
Editora: Manole
Ano: 2004
Número de páginas: 317
Medidas: 25 X 25
Peso: 413 gramas
Encadernação: Encadernado
Resenha: “mexa-se” é um convite à prática da atividade física



em seu 3º livro, fabio saba dissemina os benefícios das atividades físicas a fim de que elas se tornem um hábito e se incorporem à cultura da população; sedentarismo atinge 70% dos brasileiros e mata mais que a obesidade, hipertensão, tabagismo, diabetes e colesterol alto.





levar a público os inúmeros benefícios da prática de exercícios físicos e, mais do que isso, converter as pessoas à cultura da prática física. com este objetivo, o professor fabio saba, mestre em educação física pela usp, lança o livro mexa-se, um verdadeiro guia anti-inércia sobre saúde, bem-estar e atividade física. “É uma proposta mais saudável que o sofá”, brinca o autor.



o propósito de mexa-se não é somente contextualizar a prática física em si, mas também apresentar o conjunto de conceitos, idéias, atitudes e transformações que a tornam possível e a complementam. “a prática de exercícios só será efetiva se for uma atitude adotada com convicção e apoiada por outras atitudes igualmente saudáveis”, explica saba. e completa: “a cultura da prática física envolve, além dos exercícios em si, um modo de pensar e agir saudável, com influências sobre os hábitos alimentares, o lazer, o humor, o controle do estresse, as relações interpessoais, o dia-a-dia no trabalho, o aproveitamento do tempo, as amizades, a auto-estima, a prontidão para experimentar e agir, enfim, sobre todos os aspectos da vida”.



a abrangência do livro dá uma idéia da profundidade com que fabio saba trabalha o assunto em sua obra. mexa-se é composto por 11 capítulos que trazem respostas às mais diferentes dúvidas sobre temas como saúde, bem-estar, qualidade de vida, nutrição, aptidão física, lesões, inimigos comportamentais da saúde, a mulher e a atividade física, envelhecimento e até mesmo estética.



o sedentarismo foi eleito, pela organização mundial da saúde (oms), um dos principais inimigos da saúde pública, responsável pelo aumento do risco de morte por todas as causas, sendo o fator de risco com maior prevalência na população brasileira. ou seja, no país, o sedentarismo atinge 70% da população e mata mais que a obesidade, hipertensão, tabagismo, diabetes e colesterol alto. o estilo de vida sedentário é responsável por 54% do risco de morte por infarto e 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte nos dias de hoje.



além de aumentar a morbidade e a mortalidade, o sedentarismo está custando caro aos cofres públicos mundiais. cerca de 70% dos gastos com saúde pública são destinados aos custos com doenças originadas por este mal. nos estados unidos, os custos diretos com a inatividade física chegam a 76 bilhões de dólares por ano. não existem muitos dados disponíveis sobre as despesas no brasil, mas, segundo o agita mundo, só na cidade de são paulo, em 2002, os custos diretos elevados da inatividade física foram de 4,7 milhões de dólares.



portanto, com mexa-se, fabio saba deseja que, em um futuro próximo, a prática de atividades físicas se torne um hábito, se incorpore à cultura dos brasileiros. “a adoção de um modo de pensar e de um estilo de vida saudável pelos cidadãos significará não apenas uma conquista individual, mas também uma medida econômica e até estratégica para as nações”, finaliza.





* fabio saba é mestre em educação física pela universidade de são paulo (usp), secretário adjunto de estado da educação de são paulo, conselheiro do conselho estadual da educação/sp e conselheiro do conselho regional dos profissionais de educação física/sp. É também professor de cursos de pós-graduação de diferentes universidades e palestrante nos principais congressos na área de atividade física, saúde e qualidade de vida no brasil e em mais 14 países. por dois anos consecutivos (1996 e 1997) recebeu o prêmio profissional do ano em educação física – top enaf. É autor também dos livros “aderência à pratica do exercício físico em academia” e “gestão em atendimento”, ambos publicados pela editora manole, além de seis vídeos sobre ginástica.