Traça Livraria e Sebo - Conhecimento e Bem Viver

Título e Autor Título Autor Assunto

Livros

Produto: 351696 Educação Escolar: Políticas, Estrutura E Organização - 6ª Edição
clique na imagem para ampliá-la
Livro Novo

Educação Escolar: Políticas, Estrutura E Organização - 6ª Edição - Idioma: Português (Brasil)

Autor: Libânio, José Carlos; De Oliveira, João Ferreira; Toschi, Mi
ISBN: 8524909447
   Esgotado na Traça e em nossos fornecedores

Mais detalhes
Idioma: Português (Brasil)
Editora: Cortez
Número de páginas: 416
Medidas: 16x23
Peso: 643 gramas
Encadernação: Brochura
Resenha: Este livro proporciona aos futuros professores e
gestores dos sistemas de ensino e das escolas bases conceituais para uma análise
dos aspectos sóciopolíticos, históricos, legais, pedagógico-curriculares e
organização e gestão da escola, possibilitando uma visão crítico- -compreensiva
dos contextos em que os profissionais da educação exercem suas atividades. com
esse conteúdo, acredita-se que tais profissionais possam:

- situar a sistema o sistema escolar brasileiro no contexto das transformações
em curso na sociedade contemporânea;

- conhecer e analisar as políticas educacionais, as reformas do ensino e os
planos e diretrizes, tendo como foco a construção da escola pública brasileira;

-conhecer a estrutura e a organização do ensino brasileiro;

-desenvolver conhecimentos e competências para atuarem, de forma eficiente e
participativa, nas práticas de organização e de gestão da escola e na
transformação dessas práticas."




sumário


aos professores

apresentação da coleção

apresentação do livro

introdução

1. novas realidades sociais, as reformas educativas, a organização e a gestão
das escolas

2. breve história dos estudos disciplinares relacionados à estrutura e à
organização do ensino

2.1. legislação, objetivos e conteúdos básicos

2.2. a evolução da disciplina (a transformação do objeto de estudo)

bibliografia

1a parte - a educação escolar no contexto das transformações da sociedade
contemporânea

capítulo i - as transformações técnico-científicas, econômicas e políticas

1. revolução tecnológica: impactos e perspectivas

2. globalização e exclusão social

3. neoliberalismo: o mercado como princípio fundador, unificador e
auto-regulador da sociedade

capítulo ii - a educação escolar pública e democrática no contexto atual: um
desafio fundamental

1. impactos e perspectivas da revolução tecnológica, da globalização e do
neoliberalismo no campo da educação

2. objetivos para uma educação pública de qualidade diante dos desafios da
sociedade contemporânea

bibliografia

leituras complementares

2a parte - as políticas educacionais, as reformas de ensino e os planos e
diretrizes: a construção da escola pública

capítulo i - elementos para uma análise crítico-compreensiva das políticas
educacionais: aspectos sociopolíticos e históricos

1. a história da estrutura e da organização do sistema de ensino no brasil

2. centralização/descentralização na organização da educação brasileira

3. o debate qualidade/quantidade na educação brasileira

4. o embate entre defensores da escola pública e privatistas na educação
brasileira

capítulo ii - as reformas educacionais e os planos de educação

capítulo iii - o arcabouço da política educacional brasileira

capítulo iv - a construção da escola pública: avanços e impasses

1. as modalidades de educação

2. a educação escolar

3. diferentes concepções de educação escolar

4. a escola na ldb: princípios, organização e funcionamento

5. a construção da escola pública: da questão curricular ao projeto
político-pedgógico

capítulo v - os programas do fundo nacional de desenvolvimento da educação

1. programa dinheiro direto na escola (pdde)

2. programa nacional de alimentação escolar (pnae)

3. programa nacional biblioteca da escola (pnbe)

4. programa nacional do livro didático (pnld)

5. programa nacional saúde do escolar (pnse)

6. programa nacional de transporte do escolar (pnte)

capítulo vi - financiamento da educação escolar 189

1. receita financeira e orçamento

2. que impostos são pagos?

3. a lei do fundef

4. como se faz o orçamento?

5. como os recursos são divididos e gastos?

6. como é possível controlar os recursos públicos?

capítulo vii - avaliação da educação básica e do ensino superior

capítulo viii - programa de educação do governo lula: uma escola do tamanho do
brasil

1. democratização do acesso e garantia de permanência

2. qualidade social da educação

3. regime de colaboração e gestão democrática

4. proposta para os diferentes níveis e modalidades da educação

5. o financiamento público da educação no brasil

bibliografia

3a parte - a estrutura e a organização do ensino no brasil: aspectos legais e
organizacionais

capítulo i - a estrutura do sistema de ensino: federal, estadual e municipal

1. relações entre sistema de ensino e outros sistemas sociais

2. formas de organização dos sistemas

capítulo ii - princípios da organização conforme a ldb/96

capítulo iii - organização administrativa, pedagógica e curricular do sistema de
ensino

sistema nacional de educação: balanço crítico

a) sistema federal de ensino 241

b) sistema estadual de ensino 245

c) sistema municipal de ensino 247

capítulo iv - níveis e modalidades de educação e de ensino

1. educação básica

2. educação superior

3. modalidades de educação

capítulo v - o papel dos profissionais do magistério e dos movimentos
associativos na organização do sistema de ensino e na organização escolar

1. os profissionais do ensino, as competências profissionais e as
características da carreira

1.1. formação dos profissionais do ensino

1.2. magistério e especialistas

1.3. organização da profissão

1.4. profissionalização

1.5. carreira

2. educação a distância e formação docente

bibliografia

4a parte - organização e gestão da escola: os professores e a construção
coletiva do ambiente de trabalho

capítulo i - organização e gestão, objetivos do ensino e trabalho dos
professores

1. a escola entre o sistema de ensino e a sala de aula

2. os objetivos da escola e as práticas de organização e de gestão

3. funcionar bem para melhorar a aprendizagem

4. a organização da escola: os meios em função dos objetivos

5. a escola, lugar de aprendizagem da profissão. a comunidade democrática de
aprendizagem 6. os professores na organização e na gestão escolar. competências
do professor

capítulo ii - o sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática

1. os conceitos de organização, gestão, direção e cultura organizacional

2. as concepções de organização e de gestão escolar

3. a gestão participativa.

4. a direção como princípio e atributo da gestão democrática: a gestão da
participação

5. princípios e características da gestão escolar participativa

6. a estrutura organizacional de uma escola com gestão participativa

7. as funções constitutivas do sistema de organização e de gestão da escola

7.1. o planejamento escolar e o projeto pedagógico-curricular

7.2. a organização geral do trabalho

7.3. direção e coordenação

7.4. a avaliação da organização e da gestão da escola

capítulo iii - as áreas de atuação da organização e da gestão escolar para
melhor aprendizagem dos alunos

1. o planejamento e o projeto pedagógico-curricular

2. a organização e o desenvolvimento do currículo

3. a organização e o desenvolvimento do ensino

4. as práticas de gestão

4.1. ações de natureza técnico-administrativa

4.2. ações de natureza pedagógico-curricular

5. o desenvolvimento profissional (formação continuada)

6. avaliação institucional da escola e da aprendizagem

capítulo iv - desenvolvendo ações e competências profissionais para as práticas
de gestão participativa e de gestão da participação

1. ações a ser desenvolvidas

2. competências profissionais do pessoal da escola

bibliografia

leituras complementares