Traça Livraria e Sebo - Conhecimento e Bem Viver

Título e Autor Título Autor Assunto

Livros

Produto: 360256 Educação A Distância Na Transição Paradigmática
clique na imagem para ampliá-la
Livro Novo

Educação A Distância Na Transição Paradigmática - Idioma: Português (Brasil)

Autor: Elsa guimarães oliveira
ISBN: 978853080699
   Esgotado na Traça e em nossos fornecedores

Mais detalhes
Coleção: Magistério: Formação E Trabalho Pedagógico
Idioma: Português (Brasil)
Editora: Papirus
Número de páginas: 144
Medidas: 15X25
Peso: 252 gramas
Encadernação: Brochura
Assuntos abordados
na obra:


prefÁcio

introduÇÃo

1. uma rede teÓrico-metodolÓgica dos novos tempos, espaÇos e paradigmas
os privilégios e os desafios dos novos tempos e espaços
transição de paradigmas: do conservador ao emergente
educação a distância (ead) e tecnologias de informação e de comunicação (tics) na transição paradigmática ead na formação continuada de professores

2. as malhas da trama do "3º curso de especializaÇÃo em educaÇÃo continuada e a distÂncia" da unb.
puxando os fios da memória da trama
enfatizando a voz dos interlocutores/atores
procurando estabelecer uma teia de relações
compreendendo o emaranhado dos fios da rede do 3º curso
comunidade de trabalho e aprendizagem em rede (ctar): síntese da proposta pedagógica

3. pontos e "nÓs" da trama analisada
analisando a mediação pedagógica
reconfigurando a rede: a comunidade de trabalho e aprendizagem em rede (ctar)

conclusÃo: uma tessitura emergente para (e na) ead
a rede no 3º curso: tecendo considerações
pontos altos/avanços
pontos baixos, "nós"/obstáculos e desafios
entrelaçando pontos altos do 3º curso na formação continuada de professores
malhas ausentes na rede da vida

bibliografia


3054
Resenha:

a educação a distância (ead) é, atualmente, um campo em evidente expansão no brasil, como forma de atender à crescente e diversificada demanda por educação, sobretudo na formação continuada de professores. se, um dia, essa modalidade educacional foi vista com desconfiança, hoje, o desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação impulsiona seu crescimento. contudo, a introdução de sofisticados recursos tecnológicos em velhas práticas educacionais não representa, por si só, uma inovação pedagógica. assim, os critérios para analisar as propostas de ead não devem estar voltados para a mediação tecnológica, mas para a concepção didático-pedagógica subjacente ao suporte tecnológico e à sua utilização. nessa perspectiva, esse livro tem como propósito buscar, nos paradigmas emergentes que delineiam as mudanças da contemporaneidade, diretrizes para analisar e orientar propostas alternativas de ead. a autora investiga, aqui, a relação entre as rupturas e os avanços no uso da tecnologia, representada pela internet, e os da pedagogia, na construção do conhecimento.