Livro Novo
Home
⇒ Detalhe do Livro
NOVO
Clique sobre a imagem para ampliá-la
LIVRO NOVO
Ensino da História e Memória Coletiva
mario carretero, alberto rosa, maría fernanda gonzález e col
Livro em Português (Brasil)
Editora: Artmed
Ano: 2007
- Encadernação:Brochura
- Edição:1
- Páginas:294
- Medidas:16X23
- Peso:368g
- ISBN:9788536309194
- ID: 160784
- Data:27/07/2007
Assuntos:
parte imemÓria e histÓria. que histÓria ensinar?
1. identidades e ensino de história no brasil
2. recordar, descrever e explicar o passado. o que, como e para o futuro de quem?
3. disciplina e eventualidade: historiadores, conhecimento e ensino do passado
4. um encontro de disciplinas: a história das mentalidades e a psicologia das representações sociais
parte ii
artefatos culturais e compreensÃo do passado
5. a compreensão de instituições do passado em crianças de 8 a 10 anos
6. representaçãos e avaliação "descobrimento" da américa por adolescentes e jovens da argentina, do chile e da espanha
7. o significado cognitivo e afetivo da identidade nacional em crianças e adolescentes colombianos e espanhóis
8. a usina da pátria e a mente dos alunos: um estudo sobre as representações das efemérides escolares argentinas
9. efeitos do conteúdo da forma na lembrança repetida das histórias nacionais
10. a trama reformista: sobre o valor civilizatório da história e de outras histórias
parte iii
memÓrias do passado recente e ensino da histÓria
11. notas sobre a transmissão escolar do passado recente na argentina
12. o passado recente na argentina: a difíceis relações entre ransmissão, educação e memória
13. a memória coletiva do golpe de estado no chile
14. o ensino da história na sociedade do conhecimento: novas relações entre currículo e historiografia
15. o ensino da história e a alteridade na frança: alugmas perspectivas para reflexão e pesquisa
Resenha:
este livro mostra como a história serviu durante muito tempo para cumprir a demanda nacionalista de formar habitantes para uma nação e hoje enfrenta o desafio de formar cidadãos para um mundo global, interdependente e integrado. o ensino ...
[ Leia mais » ]