Traça Livraria e Sebo - Conhecimento e Bem Viver

Título e Autor Título Autor Assunto

Livros

Produto: 351500 Na Vida Dez, Na Escola Zero - 14ª Edição
clique na imagem para ampliá-la
Livro Novo

Na Vida Dez, Na Escola Zero - 14ª Edição - Idioma: Português (Brasil)

Autor: Carraher, Terezinha; Carraher, David; Schliemann, Ana Lúcia
ISBN: 8524901128
   Esgotado na Traça e em nossos fornecedores

Mais detalhes
Idioma: Português (Brasil)
Editora: Cortez
Número de páginas: 184
Medidas: 14x21
Peso: 227 gramas
Encadernação: Brochura
Resenha: Existe no brasil a crença de que a matemática
pode classificar os alunos em mais inteligentes e menos inteligentes, ou os que
sabem raciocinar e os que não sabem. no entanto, a matemática escolar é apenas
uma das formas de se fazer matemática. vezes, dentre os alunos que não aprendem
na aula estão alunos que usam a matemática na vida diária, vendendo em feiras ou
calculando e repartindo lucros. este livro analisa a matemática na vida diária
entre jovens e trabalhadores que, na maioria das vezes, não aprenderam na escola
o suficiente para resolver os problemas que resolvem no dia-a-dia. o psicólogo e
o educador encontrarão nestes estudos sugestões sobre como olhar o raciocínio de
uma forma mais independente da ideologia do saber instituído. o professor de
matemática poderá descobrir que o conhecimento matemático é acessível a muitos,
mas que é preciso saber interpretar os procedimentos matemáticos desenvolvidos
fora da sala de aula.

o contraste entre a matemática de rua e a da escola descrito nos estudos deste
livro interessa aos educadores, psicólogos, sociólogos, antropólogos e
professores de matemática, como profissionais, e a todos que quiserem descobrir
porque algumas pessoas são capazes de resolver tão rapidamente contas de cabeça
enquanto outras ficam tentando fazer a mesma conta no lápis e papel."




sumário



apresentação

prefácio

capítulo 1 - a matemática na vida cotidiana: psicologia, matemática e educação

capítulo 2 - na vida, dez; na escola, zero: os contextos culturais da
aprendizagem da matemática

terezinha n. carraher, david w. carraher e analúcia d. schliemann

capítulo 3 - matemática escrita versus matemática oral

terezinha n. carraher, david w. carraher e analúcia d. schliemann

capítulo 4 - escolarização formal versus experiência prática na resolução de
problemas

analúcia d. schliemann

capítulo 5 - a compreenção da análise combinatória: desenvolvimento,
aprendizagem escolar e experiência diária

analúcia d. schliemann

capítulo 6 - passado da planta para a construção: um trabalho de mestres

terezinha n. carraher e analúcia d. schliemann

capítulo 8 - cultura, aritmética e modelos matemáticos

conclusões