Sugestões de Livros

Diário da Traça

Home ⇨ Diário da Traça
O Diário da Traça é uma espécie de Twitter privado da Traça - aqui postamos pequenas mensagens sobre o dia-a-dia da empresa, bibliotecas que compramos, novidades do mundo editorial e até alguns de nossos pequenos dramas profissionais.  Uma espécie de balcão de livraria, com aquela conversinha amistosa e simpática.
Exibindo itens de 2561 a 2580 de 2580
27/04/2017 10:14 por William



  García Lorca, a loucura coletiva, o quadro de Picasso, os corpos mutilados, as expressões distorcidas pela dor e o grito de guerra "Não passarão!" que exalta a importância de estabelecer fronteiras para preservar a liberdade e dignidade humana. Ontem completou-se 80 anos do fatídico bombardeio ao povoado de Guernica pelas forças aéreas da Itália e Alemanha que combatiam contra o governo da Segunda República Espanhola. Daí iniciou-se a Guerra Civil Espanhol; conflito desencadeado por diferentes facetas, como a luta de classes, confronto religioso, enfrentamento de nacionalismos opostos, luta entre ditadura militar e democracia republicana, além do facismo e comunismo.

   Para não deixar passar batida esta data, trago um trecho de uma composição idealizado por Jorge Drexler que contém décimas enviadas por seus fãs via facebook e twitter referenciando os acontecimentos de Guernica. Eis aqui uma das mais belas:


"No hay rojo más intenso que los grises de Guernica".


A música pode ser encontrada no youtube com o nome de "Décimas para El guernica".

27/04/2017 10:14 por Francisco
Quem está conectado, percebe que ultimamente, há uma - importante - discussão nas redes sociais entre aos que defendem políticas econômicas onde o Estado deveria haver mais empenho e participação e os que defendem políticas econômicas liberais. Qualquer que seja o seu posicionamento político é importante frisar na leitura de ambas as teorias econômicas para que haja entendimeneto pleno sobre os temas, chegou uma pequena biblioteca de livros, principalmente do Instituto Liberal, com ensaios e estudos sobre as teorias liberais, especialmente de Ludwig Von Mises. Vale a conferida. E também chegaram alguns "O Capital" de Karl Marx para o outro lado da moeda, hehehe.

25/04/2017 13:59 por William



Para quem gosta de livros como nós, a idéia desta música de Vitor Ramil é assustadora mas condiz com a raiva a que podemos chegar motivados pela força das paixões. Eis aí um trecho da letra "Livros no Quintal":


Arranhou os discos
Descolou a forração
Arrastou cadeiras
Pelo chão do corredor

Recortou nas roupas
Este rosto que ela tem
De olhos bem abertos
Sabedores do que vêem

Pôs os livros no quintal
Rezando pra chover



E choveu

24/04/2017 15:53 por Francisco
Falando em Monteiro Lobato como o colega abaixo mencionou, chegou agora aqui uma leva de obras infantis do autor. Livros da segunda metade dos anos 50 ou primeira metade dos 60, com capa dura, arte de Augustus (Augusto Mendes da Silva, 1917-2008) e ilustrações internas de André Le Blanc (1921-1998). Não sou da época dos verdadeiros apreciadores desses livros, mas são obras de arte e que com certeza irá pegar alguns pela nostalgia. Confere lá!

24/04/2017 10:38 por William



"A vida, senhor Visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem pára de piscar chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos – viver é isso. É um dorme e acorda, dorme e acorda, até que dorme e não acorda mais […] A vida das gentes neste mundo, senhor Sabugo, é isso. Um rosário de piscados. Cada pisco é um dia. Pisca e mama, pisca e brinca, pisca e estuda, pisca e ama, pisca e cria filhos, pisca e geme os reumatismos, e por fim pisca pela última vez e morre. – E depois que morre?, perguntou o Visconde. – Depois que morre, vira hipótese. É ou não é?”


Monteiro Lobato Shakesperiano em "Memórias de Emília". Ser ou não ser? É ou não é? Foi ou não foi? Só a vida enquanto agora pode responder a essa pergunta.


19/04/2017 17:08 por Rabujo
E apareceu, sinistramente, em minha gaveta, o cartão de visitas do Filinto Müller, Chefe de Polícia do Distrito Federal...no Governo Getúliuo Vargas...

Filinto Muller

19/04/2017 17:02 por Vera
Muito material da área de Psicologia e Psicanálise passando pelo cadastro. Temas como violência doméstica, distúrbios alimentares, abuso sexual e terapia familiar entre outros.

19/04/2017 17:00 por Francisco
Hoje é o aniversário de 94 anos da escritora paulista Lygia Fagundes Telles! Escritora com uma miríade de obras célebres já enraizadas na literatura brasileira contemporânea culta, obras como: Antes do Baile Verde, As Meninas, Ciranda de Pedra, Seminário dos Ratos dentre muitas outras. Parabéns a essa brilhante autora e que mais anos a acompanhem nesta vida.

Resultado de imagem para lygia fagundes telles

19/04/2017 16:57 por Rabujo
Descartamos ontem um lote de revistas antigas que chegou junto com uma biblioteca. Ler essas revistas é um de meus vícios antigos e até hoje guardo algumas de datas especiais - desse lote salvei alguns exemplares da Revista de  Domingo do Jornal do Brasil, de doce memória.

Além das notícias, algumas hoje quase inacreditáveis, os anúncios são o que melhor me transportam para o passado. Vejam o anúncio abaixo, de um equipamento que atualiza estoques, faz folhas de pagamentos e põe em dia a contabilidade...

Ruf

18/04/2017 13:33 por Rabujo
Jürgen Schmidhuber é um cientista da computação alemão, que trabalha em linguagem natural e inteligência artificial. Ele acredita que robôs ultrapassarão a inteligência humana em breve e que partirão para colonizar a galáxia em busca de fontes de recursos.

Acumaé? Que recursos, cara-pálida? Como pode alguém tão obviamente brilhante ser ao mesmo tempo tão pateticamente confuso? Daqui a pouco vai defender o pré-sal...

18/04/2017 13:27 por Rabujo
Um sebo à moda antiga, muito simpático, em Köln, na Alemanha.

sebo koln

Exibindo itens de 2561 a 2580 de 2580
ATENÇÃO!
Nossa loja mantém menos de 10% do acervo total da Traça.
Aceitamos para vendas online:
Horário de Atendimento:
Segunda a sexta: das 9h30min às 19h
Sábado: das 10h às 18h
Não fechamos ao meio dia
Telefone Loja: (51) 3311-0044
Telefone Depósito: (51) 3276-0707
CNPJ: 94.529.542/0001-08

Av. Osvaldo Aranha, 966 - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90035-191