Traça Livraria e Sebo - Conhecimento e Bem Viver

Título e Autor Título Autor Assunto

Livros

Produto: 351720 Vol. 07 - Planejamento Dialógico: Como Construir O Projeto Político-pedagógico Da Escola
clique na imagem para ampliá-la
Livro Novo

Vol. 07 - Planejamento Dialógico: Como Construir O Projeto Político-pedagógico Da Escola - Idioma: Português (Brasil)

Autor: Padilha, Paulo Roberto
ISBN: 9788524907876
   Esgotado na Traça e em nossos fornecedores

Mais detalhes
Idioma: Português (Brasil)
Editora: Cortez
Número de páginas: 157
Medidas: 16x23
Peso: 243 gramas
Encadernação: Brochura
Resenha:

este livro mostra que na educação o planejamento não pode ser dissociado da construção do projeto político-pedagógico. uma escola que não consegue se decidir por um projeto educacional caminha sem direção e tem poucas chances de contribuir para a formação cidadâ e para o pleno desenvolvimento das atuais e futuras gerações.

o planejamento em educação só traz sentido quando elaborado a partir das relações mais fundamentais da escola, as relações da sala de aula, que padilha chama de "círculo da cultura" utilizando a expressão de freire. "aula" tornou-se, há muito tempo, uma palavra estreita, pobre, para caracterizar a complexa atividade que se dá na escola. paulo freire, ao falar em "círculo da cultura", já havia percebido isso há 50 anos. o autor deste livro foi muito feliz ao retomar essa noçã fundante da pedagogia freireana, associando-a ao planejamento dialógico, tema tão necessário à formação e à atuação dos atuais e futuros educadores e
educadoras."


moacir gadotti


sumário



prefácio

moacir gadotti



introdução - É decidindo que se aprende a decidir



capÍtulo 1 - planejamento, plano, projeto: uma tipologia



capÍtulo 2 - concepções de planejamento

teorias da administração: características gerais

reflexos das teorias administrativas no planejamneto educacional: tradições e enfoque

características do planejamento educacional: quadros-síntese



capÍtulo 3 - planejamento educacional na perspectiva da escola cidadã



capÍtulo 4 - planejamento dialógico e projeto político-pedagógico da escola

o papel de cada segmento na prática do planejamento escolar

princípios, objetivos e características do projeto político-pedagógico da escola que o planejamento deve levar em conta

construção doletiva do marco referencial como primeira exigência da construções do projeto político-pedagógico da escola e como tarefa do planejamento dialógico e modelos de fichas

do referencial à proposta e da proposta à ação: o papel do planejamento na contrução e operacionalização do projeto político-pedagógico da escola e modelos de fichas

estrutura básica referencial do projeto político-pedagógico da escola



capÍtulo 5 - a dimensão pedagógica do projeto político-pedagógico

a transversalidade cidadã e a complexidade da pedagogia

os pcns e as teorias do currículo

concepções de avaliação e experiências com ciclos

currículo, avaliação e escola cidadã



conclusão - o círculo de cultura como espaço privilegiado do planejamento dialógico



bibliografia