Livros Usados
Home ⇒ Detalhe do Livro
HISTÓRIA DO BRASIL.
USADO
Clique sobre a imagem para ampliá-la
LIVRO USADO

HISTÓRIA DO BRASIL.

DESDE O PERÍODO DA CHEGADA DA FAMÍLIA DE BRAGANÇA EM 1808 ATÉ A ABDICAÇÃO DE D. PEDRO I EM 1831

JOÃO ARMITAGE (JOHN ARMITAGE)


Editora: EDITORA ZELIO VALVERDE, RJ

Ano: 1943

  • Conservação Bom
  • Encadernação:Encadernado
  • Edição:3
  • Páginas:390
  • Medidas:18 X 23
  • Formato: Grande
  • Peso:1.146,00 g
  • ID:51684
Título Original:
THE HISTORY OF BRASIL FROM THE PERIOD OF THE ARRIVAL OF THE BRAGANÇA FAMILY IN 1808 TO THE .....
Tradução:
JOAQUIM TEIXEIRA DE MACEDO
Conservação:
Bom. EDIÇÃO 3/4 EM COURO COM GRAVAÇÃO EM DOURADO NA LOMBADA. MIOLO EM BOM ESTADO, COM MANCHAS DO TEMPO, PRINCIPALMENTE NAS FOLHAS INICIAS E FINAIS E PÁGINAS VIZINHAS ÀS ILUSTRAÇÕES. MARGENS ESCURECIDAS PELO TEMPO.
Etiqueta de Identificação na Contracapa.
Assuntos:
HISTÓRIA, POLÍTICA: BRASIL COLÔNIA E IMPÉRIO, SÉCULO XIX 1. HISTÓRIA DO BRASIL DO PERÍODO FINAL DA COLÔNIA E DO 2. PRIMEIRO IMPÉRIO, ABORDANDO AS POLÍTICAS INTERNA E 3. EXTERNA E OS ACONTECIMENTOS DURANTE CERCA DE DUAS DÉCADAS 4. - A CHEGADA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA, A REGÊNCIA E OS 5. MOVIMENTOS DA INDEPENDÊNCIA, O GOVERNO E ABDICAÇÃO DE 6. D. PEDRO I
Observações:
CONT. TIT. ORIGINAL: TO THE ABDICATION OF DON PEDRO THE FIRST IN 1831. OBRA "COMPILADA À VISTA DOS DOCUMENTOS PÚBLICOS E OUTRAS FONTES ORIGINAIS FORMANDO UMA CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DO BRASIL DE SOUTHEY". TERCEIRA EDIÇÃO BRASILEIRA ANOTADA POR GARCIA JÚNIOR E CONSERVANDO AS NOTAS DE EUGÊNIO EGAS PARA A 2º EDIÇÃO, DE 1914. TRADUÇÃO DO ORIGINAL INGLÊS (LONDRES, 1836) FEITA "POR UM BRASILEIRO" (PRESUMIVELMENTE JOAQUIM TEIXEIRA DE MACEDO) E PUBLICADA PELA PRIMEIRA VEZ EM 1837 COM OMISSÃO DAS NOTAS E DOCUMENTOS ANEXADOS PELO AUTOR À EDIÇÃO ORIGINAL - FALHA SUPRIDA POR EUGENIO EGAS, QUE REVISOU A TRADUÇÃO E COTEJOU AMBAS AS EDIÇÕES, TRABALHO QUE RESULTOU NO TEXTO COMPLETO PUBLICADO EM 1914 E REPRODUZIDO NESTA TERCEIRA EDIÇÃO BRASILEIRA, NA VERDADE A SEGUNDA INTEGRAL. 389 PÁGINA + 9 SEM NÚMERO (4 ILUSTRAÇÕES FORA DO TEXTO). NOTAS AO PÉ DAS PÁGINAS. INCLUI NOTA PRELIMINAR DO EDITOR, PREFÁCIO DO AUTOR À 1º EDIÇÃO (NÃO ASSINADO, DATADO DO RIO DE JANEIRO, 1º DE JULHO DE 1835), PREFÁCIO DE EUGENIO EGAS À 2º EDIÇÃO (DATADO DE SÃO PAULO, 31 DE MAIO DE 1914) E APÊNDICE COM SEIS DOCUMENTOS. JOHN ARMITAGE, INGLÊS NASCIDO EM 1807, PASSOU PARTE DE SUA JUVENTUDE NO BRASIL. TINHA 21 ANOS QUANDO, TRABALHANDO NA CASA PHILIPS, WODD & CO., FOI TRANSFERIDO PARA A FILIAL DO RIO DE JANEIRO, ONDE PERMANECEU DURANTE CERCA DE 7 ANOS, FREQÜENTANDO A CORTE IMPERIAL E CONVIVENDO COM POLÍTICOS E INTELECTUAIS. ASSIM TESTEMUNHOU MUITOS ACONTECIMENTOS, CONHECEU CERTOS FATOS NOS SEUS BASTIDORES E PÔDE TER ACESSO A IMPORTANTES DOCUMENTOS DA ÉPOCA. ESCREVEU AINDA NO RIO A SUA "HISTÓRIA DO BRASIL", QUE PUBLICOU EM 2 VOLUMES, EM LONDRES, QUANDO VOLTOU À INGLATERRA, EM 1836. NO ANO SEGUINTE O LIVRO FOI TRADUZIDO "POR UM BRASILEIRO" E PUBLICADO NO RIO, E DURANTE MUITO TEMPO FOI ATRIBUÍDO A EVARISTO DA VEIGA. SUSCITANDO CONTROVÉRSIA EM TORNO DA AUTORIA E DA TRADUÇÃO, TORNOU-SE FAMOSO ENTRE OS HISTORIADORES E OS BIBLIÓFILOS, E RARO PELO LARGO ESPAÇO DECORRIDO ENTRE AS REEDIÇÕES. OBRA IMPORTANTE NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA, POR MUITOS CONSIDERADA A MELHOR SOBRE OS ACONTECIMENTOS DA ÉPOCA PRÓXIMA À INDEPENDÊNCIA, CONTÉM "MAGISTRAIS RETRATOS RÁPIDOS, MAS SEGUROS", DAS FIGURAS INFLUENTES, E É ESCRITA COM BOM HUMOR E CERTA IRONIA, UM TEXTO DE LEITURA AGRADÁVEL QUE SEDUZ PELOS COMENTÁRIOS, "FAZENDO COM QUE O MAIS TÊNUE E INEBRIANTE DOS SORRISOS ILUMINE O SEMBLANTE DO LEITOR". POUCO MAIS SE SABE DO SEU AUTOR: EM 1836 PARTIU PARA O CEILÃO, ONDE FOI NEGOCIANTE E MEMBRO DO CONSELHO LEGISLATIVO, RETORNANDO À INGLATERRA EM 1855 E ESTABELECENDO-SE EM MANCHESTER, E NESTA CIDADE FALECEU AOS 48 ANOS DE IDADE. (FONTES: RAIMUNDO DE MENEZES, DICIONÁRIO LITERÁRIO BRASILEIRO, LTC, 2º EDIÇÃO, 1978; EUGENIO EGAS, PREFÁCIO À 2º EDIÇÃO IN JOÃO ARMITAGE, HISTÓRIA DO BRASIL, 3º EDIÇÃO, RIO, 1943, ZELIO VALVERDE EDITOR).
Loja da Osvaldo Aranha
Horário de Atendimento:
Segunda a sexta: das 9h30min às 19h
Sábado: das 10h às 18h
Não fechamos ao meio dia
Telefone Loja: (51) 3311-0044
Av. Osvaldo Aranha, 966 - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90035-191

ATENÇÃO!
Nossa loja mantém menos de 10% do acervo total da Traça.
Aceitamos para vendas online:
Central de Atendimento
(51) 3232-8404
CNPJ: 94.529.542/0001-08