Livro Interferido

Home ⇨ Livro Interferido

Livros interferidos: exposição de arte propõe obras de “folhear”

 
Livros manipulados, construídos e descontruídos por 20 artistas de Porto Alegre e Santa Maria são o foco da exposição Livro Interferido II, que tem seu lançamento no dia 23 de novembro, no Bar Ocidente (Av. Osvaldo Aranha, 960), em Porto Alegre, às 18h30. O objetivo da mostra, além de apresentar o livro como um meio de manifestação artística, é materializar, no singelo folhear de um livro, o contato natural com uma obra de arte. A exposição é uma iniciativa da Arte ConTexto e do Grupo de Pesquisa Arte Impressa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com apoio da Traça Livraria e do Bar Ocidente
 
“Os livros usualmente proporcionam a conexão do leitor com as histórias por meio das narrativas em texto. Nessa exposição, queremos que esse enlace também seja plástico e sensorial”, explicam Paola Fabres e Talitha Motter, editoras da Arte ConTexto. No dia 23, segunda-feira, o lançamento vai acontecer com um bate-papo sobre o processo de criação de livros de artistas juntamente com o público presente. Após o evento, a exposição vai permanecer, entre os dias 25 a 30 de novembro, na Traça Livraria, em Porto Alegre (Av. Osvaldo Aranha, 966), em horário comercial.
 
Livro Interferido II é continuidade do projeto iniciado pelo Grupo de Pesquisa Arte Impressa (UFSM). A primeira edição foi realizada em um sebo de Santa Maria por artistas do grupo, em 2014. A ideia de trazer a exposição à livraria é possibilitar que as obras sejam reencontradas em seus habitats de origem, ou seja, nas prateleiras de uma loja de livros.
 
Para realização dessa mostra, que teve seu projeto expográfico concebido e realizado pela arquiteta Paula Osório, também foram parceiros o Centro de Artes e Letras UFSM, a Pró-Reitoria de Pesquisa e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os artistas que a compõe são: Alexandre Copês, Aline Arend, Aline Daka, Aracy Colvero, Bianca Knaak, Bruna Berger, C. Krügel, CaroLina PK, Cheyenne Luge, Daniel Escobar, Emanuel Monteiro, Helga Corrêa, Indira Zuhaira, Iuri Dias, Joana Gaviraghi, Luana Andrade, Marcelo Eugenio, Marina Jozala, Nara Amelia, Rochele Zandavalli.
 

O quê? Lançamento da Exposição de arte Livro Interferido II
 
Quando? 23 de novembro – bate-papo às 18h30 e vernissage às 20h.
 
Onde? Bar Ocidente – Av. Osvaldo Aranha, 960, Porto Alegre.
 

Visitação da Exposição
 
Quando? 25 a 30 de novembro – segunda a sexta-feira das 9h30 às 19h e sábado das 10h às 18h.
 
Onde? Traça Livraria – Av. Osvaldo Aranha, 966, Porto Alegre.
Loja da Osvaldo Aranha
Horário de Atendimento:
Segunda a sexta: das 9h30min às 19h
Sábado: das 10h às 18h
Não fechamos ao meio dia
Telefone Loja: (51) 3311-0044
Av. Osvaldo Aranha, 966 - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90035-191

ATENÇÃO!
Nossa loja mantém menos de 10% do acervo total da Traça.
Aceitamos para vendas online:
Central de Atendimento
(51) 3232-8404
CNPJ: 94.529.542/0001-08