Quanto vale um livro usado?
Pergunta cada vez mais difícil de responder...
Aqui vai um texto antigo da Carmen, mas que continua essencialmente atual. As condições pioraram um pouco, na verdade. A ascenção da Amazon e de outros marketplaces comprimiu os preços dos livros usados ao criar uma concorrência feroz e desleal, colocando no mesmo saco empresas estabelecidas (com custos trabalhistas, fiscais etc) e empreendedores totalmente informais, que operam a partir da garagem ou da sala da família. E não vamos esquecer que as próprias editoras, já estranguladas pelos grandes mercadores (porque livreiros não são!), também estão vendendo livros nesses espaços, praticando os preços do desespero.
Diz a Carmen:
Creio que o problema mais espinhoso da profissão de sebista é a compra.
Pagamos pouco pelos livros, geralmente muito menos do que as pessoas
esperam. Muitas vezes faço minhas ofertas com certo constrangimento,
quase com vergonha. Afinal, estou levando parte da história das pessoas,
oferecendo relativamente pouco em troca. Quem está vendendo lembra-se
de quanto foi difícil comprar aqueles volumes todos, do quanto eles
pesaram no bolso, dos sacrifícios muitas vezes necessários. Sabem da
qualidade de alguns, do caráter de clássico de outros, do quanto aqueles
foram úteis. Sabem também do preço dos livros novos, sempre caros.
Situação ainda pior é aquela em que as pessoas contam com os livros como
um verdadeiro tesouro, uma reserva de valor a ser utilizada quando
preciso. E, neste momento, nós livreiros oferecemos quantias modestas.
Os motivos dessa dissonância são muitos. Livros que não são mais vendáveis, edições novas
claramente superiores e desatualização das antigas. Muitos livros realmente
envelhecem, perdem a utilidade, não passam mesmo de papel velho.
Medicina, tecnologia de informação e administração são áreas
especialmente vulneráveis ao fenômeno. A literatura também tem seus
modismos, certos autores são esquecidos por longos períodos, outros
somem para sempre.
Mas há outras razões, e mais fortes. São as razões ligadas ao próprio
funcionamentos dos sebos. Sebos não vendem livros, mas sim a
possibilidade de você encontrá-los. Ao comprar um livro em sebo, você não
está pagando pelo papel de que ele é feito, mas sim o serviço do
sebista. Você está remunerando o trabalho de selecionar, estocar e
disponibilizar o livro. Sebos operam em escala pequena, vendem pouco,
mas são obrigados a manter grandes estoques. O tamanho do estoque também ajuda a entender porque alguns livros que foram bestsellers em algum momento caem tanto de preço logo depois. É simples: se já temos muitos exemplares em estoque não temos interesse em adquirir mais alguns. Esses livros têm, na verdade, um valor negativo para nós: ocupam espaço, demandam manipulação e não serão transformados tão cedo em receita. Ainda por cima esses estoques são habitualmente pagos à
vista ou em prazos curtos. É a pequenez da escala dos sebos a origem do
alto “spread” entre preços de compra e venda.
Um exemplo ajuda a esclarecer. Imaginemos um pequeno sebo, com um acervo
de 10 000 volumes. O giro mensal deste estoque dificilmente supera os
5%, o que significa que serão vendidos em torno de 500 livros. Se
considerarmos um preço médio de R$ 20,00 teremos vendas de R$ 10 000,00.
Custos fixos como aluguel, energia, telefone e Internet (vital como
referência para preços) não ficarão abaixo de R$ 3 000,00. No mínimo
dois atendentes são necessários, mais R$ 2 000,00. Impostos e outras
pequenas despesas consomem mais R$ 1 000,00. Restam ainda R$ 4 000,00.
Vamos supor que nosso intrépido sebista precise de R$ 3 000,00 para
sobreviver e pagar outros custos não contabilizados (cuidado!!) aqui.
Sobram tão somente R$ 1 000,00 para aquisição de livros, o que lhe
permitirá repor o estoque apenas se pagar míseros R$ 2,00 por exemplar vendável.
A simulação acima ainda é muito generosa. Não estou contando com as
perdas, causadas por roubo (muito comum em sebos), umidade, acidentes ou
alguma traça mais ousada. Não citei ainda a sazonalidade: no verão as
vendas são muito pequenas, talvez menos da metade dos meses melhores,
como março, abril e agosto. E há ainda outros custos, muitos outros:
custos de reparação e manutenção de livros, contabilidade, segurança,
despesas financeiras, limpeza, divulgação, remédios para alergia....
Em sebos maiores ou que operem na Internet as condições são um pouco
diferentes mas a equação é muito semelhante. Uma operação grande na
Internet (como a Traça!) é muito cara e as margens são ainda mais
apertadas. Um sebo que opere através de marketplaces pode entregar facilmente 20% da receita aos intermediários. Portanto, caros amigos e clientes, não nos queiram
mal....não somos assim tão gananciosos....
Pois é...
No fundo, como sempre, é uma questão que a sociedade tem que decidir. Queremos manter as pequenas livrarias e sebos ou vamos entregar tudo aos grandes mercadores e aos pequenos comerciantes informais?