ATELIER

ODILON CAVALCANTI

Atelier Odilon Cavalcanti
OBRAS COMENTADAS - CIRANDAS

Ciranda I
Nanquim e gouache sobre papel
45 cm X 36 cm
1986
Série Tempo / Ciranda



Ciranda II
Nanquim e gouache sobre papel
45 cm X 36 cm
1986
Série Tempo / Ciranda



Ciranda III
Nanquim e gouache sobre papel
45 cm X 36 cm
1986
Série Tempo / Ciranda
   

A quinta exposição começa na minha mudança de Belém para Recife. Dizendo melhor ainda: para Itamaracá - ilha do litoral norte pernambucano na qual meus avós paternos e alguns de meus tios moraram nos anos 30 e 40.

Lá eu e Malouzinha também passamos mais de três meses. Pouco antes de me casar, meus pais construíram uma casa ótima, mas já a tinham vendido por ocasião de uma doença grave de meu pai. Acabei comprando esta casa e instalei nela o meu atelier. Depois de uma década e meia de trabalho, consegui finalmente reunir um dinheirinho suficiente para comprar uma casa e tentar viver, com todas as implicações disto, de, pelo e para meu trabalho de arte.

Eu estava em processo de mudança, de sedimentação de conquistas passadas e abertura para novos espaços. Tinha consciência de que chegara ao domínio da técnica do pastel. O “atalho para o óleo”, que a técnica do pastel inicialmente significara, acabara em um convívio exclusivo de 12 anos.

Chegara a hora de me dirigir às técnicas úmidas. Chegara a hora de interpôr o pincel como extensão da mão (na técnica do pastel seco o contato é direto do bastão com o suporte), chegara a hora de me tornar um pintor. Este processo, na minha cabeça, significava radicalizar as diferenças para agregar o novo “saber”. Assim, procurei iniciar o novo processo através de uma tinta que prescindisse da cor: o nanquim. Reduzi tudo ao preto e ao branco para, a partir daí, ir acrescentando a cor aos poucos, o que fiz através do guache.

A coleção que mostro aqui faz parte deste processo. É uma série de “cirandas”: ritmo, dança e manifestação religiosa e cultural oriunda de Itamaracá. É precisamente onde este processo de imersão à cor, a partir da ausência de cor, acontece.



Página anterior

Galeria



BLOG



  Fale com o Odilon



Visite a Traça!



  
  Obras Recentes



  
  Obras Recentes



  
  Petit Format



  
  Manifesto Transconcreto



  
  Esculturas