ATELIER

ODILON CAVALCANTI

Atelier Odilon Cavalcanti
OBRAS COMENTADAS - FORMA I

Clique para ampliar a imagem
   Forma I
Pastel Sobre Papel Ingres Preto
50 cm X 70 cm

Forma I é o nome da obra.
Forma humana, de gata siamesa revelada pela luz, fragmentada em reflexos de arco-íris de um espelho de cristal lapidado. Forma formada no sonho, memória de algum desejo tão secreto que a mim mesmo se oculta.

Sei nada sobre mim. E “ainda é cedo amor” - toca Cartola no cd da Malouzinha - e “em pouco tempo não serás mais o que és”. E eu aqui tentando me conhecer de tão distante. Sou o próprio distanciamento histórico que “ herdará só o cinismo” de esquecer a vida e preservar o documento: o que está documentado é o que fica.

Assim, a mentira se perpetua, com o rabo de fora dos nossos interesses escusos que reproduzem os desejos inconfessos. Quero não. Posso nem saber se é, mas se penso, já tendo para um lado que todo penso é torto, como me ensinou maninho de mansinho. É aprendi o que pude. Mais não pode.

Sim ou não. Como um computador, é binário o plebiscito sobre as armas. Mas, ambíguo como os becos escuros das intenções ocultas: o não é sim, o sim é não. E por livre, a mente vareia, vaga e imprecisa como uma onda no mar da inconsciência. E mente, a mente: aumente um conto e ganhe um ponto com o sistema; parceiro no acordo tácito da corrupção implícita.

Quero não. Prefiro a poesia que não. Nunca mente. Fantasia: vou pro xingu.



Página anterior

Galeria



BLOG



  Fale com o Odilon



Visite a Traça!



  
  Obras Recentes



  
  Obras Recentes



  
  Petit Format



  
  Manifesto Transconcreto



  
  Esculturas